01/07/2011

Alterações das Representações - 2ª Parte

Imagens cinestésicas: são oriundas das percepções das sensibilidades proprioceptivas, que dão a pessoa consciência do movimento do seu corpo em seu todo ou de suas partes distintas ou em conjunto. Adquirimos hábitos que se tornam automáticos como andar, nadar, dirigir veículos. A imagem cinestésica é a memória corporal destes hábitos.

Imagens cenestésicas: As sensações cenestésicas proporcionam as sensações e sentimentos de existência do nosso corpo. A existência destas imagens é contestada por profissionais da área da saúde mental, que questionam sua existência.

Imagem visual intuitiva: Tipo de imagem visual subjetiva, com tal riqueza de detalhes que se assemelha a uma percepção de fato. A descrição é tão precisa como se fosse produto de percepção. Fatores afetivos interferem no resultado deste tipo de imagem, que sempre é agradável ao sujeito e isenta de detalhes anti-estéticos ou desagradáveis.

Imagem consecutiva: É a consequência do estímulo  sensorial intenso e duradouro, após cessado o estímulo. Tende a perder sua intensidade progressivamente perdendo sua nitidez até desaparecer por completo.

Imagem fantástica: Não corresponde a nenhuma experiência sensorial concreta. É um produto livre da imaginação e fantasia da pessoa. O aparecimento deste tipo de imagem acompanha a sensação de estar frente a algo novo e fantástico, talvez como produto da atividade intelectual.