São conhecidas como representações as imagens mentais de objetos e fenômenos de experiências passadas e que podem ser evocados de forma voluntária ou involuntária. O que chamamos de "imagens mentais" não são a reprodução exata da realidade, mas sim a reprodução das sensações e percepções que a pessoa teve ao entrar em contato com esta realidade.
As imagens tendem a conservar os elementos mais importantes dos objetos, abandonando caracteres secundários, não essenciais e são mesclados pelo significado afetivo dado a estes, pela pessoa que vivenciou determinada situação.
Abaixo irei definir os tipos de imagens existentes:
Imagem visual: as imagens visuais são projetadas num campo visual imaginário, que não coincide com o campo visual real e atual. Podem representar cenas, quadros fixos, paisagens ou objetos que são descritos sob aspectos diferenciados: o colorido (tons chamativos ou salientes) ou a forma, a linha, o contorno.
Imagem auditiva: Nas imagens auditivas a pessoa revive memórias auditivas experimentadas no passado. É importante perceber que as palavras podem ter um significado diferente do real, particular e relativo ao sujeito.
Imagens gustativas e olfativas: Estas imagens se manifestam na consciência com perfeita nitidez sensorial; seus conteúdos tem importante associação afetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário