Pessoas que tem alto nível de raiva voltada para dentro, frequente sentem intensos sentimentos de raiva, mas tendem a reprimí-los em vez de expressá-los, de forma fisica ou verbal. Por não permitirem-se expressar tais sentimentos, sentem-se injustiçados pelos outros e frustram-se com facilidade.
Pessoas com grande intensidade de raiva pra fora, frequentemente experimenciam a raiva e a expressam através de comportamento agressivo dirigido a outras pessoas, animais ou objetos, através de atos físicos, tal como bater portas, quebrar objetos ou agrediir uma pessoa; ou na forma verbal por meio de críticas, sarcasmo, insultos, ameaças e uso extremo de palavrões.
Pessoas que tem um temperamento raivoso tendem a expressar sua raiva com pouca provocação, costumam ser altamente sensíveis a críticas, afrontas e avaliações negativas. Frequetemente são impulsivos e lhes falta o controle da raiva, e por isso mesmo, tendem a não serem rancorosos e vingativos.
Que tipo de raiva você sente ? Quando sente ? De que forma você expressa esse sentimento? Já pensou nisso ?
Enfim, a raiva é um sentimento natural, que toda pessoa experiencia, desde bebê até o fim da sua vida, em momentos diferentes e em graus diferentes. Ela pode trazr consequências externas, como por exemplo, quando alguém perde o controle e fere alguém; como quando alguém tem uma discussão mais acolarada no ambiente de trabalho e é demitido. Pode trazer consequências sérias para aquele que sente a raiva, ao desenvolver várias doenças somáticas ( as cardiopatias e as doenças do sistema digestivo estão intimamente ligadas a raiva pra dentro). Porém, se bem canalizada, ela se transforma em ASSERTIVIDADE, que é quando o sujeito canaliza e transforma o sentimento de raiva num impulso que o impele a enfrentar obstáculos e desafios que estejam no caminho que os leva a alcançar seus objetivos e metas.
Baseada nos escritos de : Charles D.Spilberger
Nenhum comentário:
Postar um comentário