"A experiência da raiva é conceituada como tendo dois componentes principais: estado e traço de raiva.
O estado de raiva é definido como um estado emocional caracterizado por sentimentos subjetivos que variam de intensidade, que vai desde um leve aborrecimento ou irritação até a fúria intensa e cólera. O estado de raiva é geralmente acompanhado por tensão muscular e excitação. A intensidade do estado de raiva varia em função da injustiça percebida, ataque ou tratamento injusto pelos outros e frustrações resultantes de obstáculos ao comportamento dirigido a um objetivo.
O traço de raiva é definido como a disposição de perceber uma gama diversa de situações como desagradáveis e frustradoras e a tendência a reagir a tais situações com elevações mais frequentes no Estado de raiva. Os indivíduos com um traço de raiva muito alto experienciam o estado de raiva mais frequentemente e com maior intensidade do que indivíduos com um traço de raiva baixo.
- A expressão da raiva é conceituada como tendo três componentes principais. Primeiro: a expressão da raiva em relação a outras pessoas ou objetos no meio (Raiva pra Fora;
- Segundo: é a raiva dirigida PRA DENTRO, ou seja, a repressão dos sentimentos de raiva e
- Terceiro: Diferenças individuais no grau em que uma pessoa tenta controlar a expressão da raiva constituem o terceiro componente da expressão da raiva."
Fonte: Charles D. Spielberger
Nenhum comentário:
Postar um comentário