19/03/2013

Adolescência e a imagem ideal

Você acaba de comprar um tênis pro seu filho e ele já não cabe mais? Ele tem oscilações de humor frequentes e sem motivos ? Reage de forma exagerada a algum assunto  corriqueiro?Chora sem motivo aparente e se tranca no quarto por horas ? Dorme demais ?

 Estes comportamentos só mostram que seu filho esta entrando na adolescência, a fase de desenvolvimento bio-psico-social mais conturbada, pois há mudanças grandes em um curto período de tempo."Na adolescência há ritmos diferente de crescimento para as diferentes partes do corpo. Mãos e pés crescem rapidamente, atingindo, já na adolescência inicial, o tamanho adulto. O cerébro, os olhos, o nariz e as orelhas também atingem quase a totalidade adulta e, aos 15 anos em média, a cabeça tem quase dimensões adultas, enquanto o tronco é curto e os braços e as pernas crescem em ritmo acelerado. Este diferente ritmo de crescimento para várias partes do corpo, tornam o jovem uma figura um tanto deselegante (ou desengonçada mesmo) apresentando dificuldades de coordenação motora." Pequenos acidentes e tombos são comuns nesta fase, e o esteriótipo de desastrado e distraído são comuns.

Também o sistema nervoso passa por um período de acentuada evolução, sobretudo neuro-vegetativa. Predominam as funções simpáticas intimamente ligadas as oscilações de humor e extrema emotividade do adolescente. Esta  rapidez e profusão de alterações físicas tendem a afetar a auto estima e imagem corporal do adolescente, nem sempre de forma positiva. Num corpo diferente daquele que estava acostumado na infância, ele não reconhece a si mesmo e nem sempre identifca seu novo corpo como "bonito". A necessidade de auto-afirmação é urgente e angustiante e nem sempre o jovem consegue entender que as alterações da adolescência são universais, passageiras e necessárias para a definição do EU-ADULTO que irá surgir.

A paciência e o papel dos pais e da escola é fundamental para minimizar o impacto na auto-estima do adolescente. Em psicoterapia o adolescente tem ainda a oportunidade de expor  e trabalhar esse turbilhão de sentimentos e emoções vínculados a esta fase, fortalecendo sua auto imagem e auto estima, essenciais para os desafios e empreendimentos da vida adulta.


Nenhum comentário: