26/03/2013

O professor: Quem é ?*

"Ele não se identifica com a gente. Parece até que nos odeia. Ele até nos disse que só dava aula porque precisava de dinheiro." Maura, 15 anos


 "Afinal quem é este indíviduo odiado, temido e criticado que tem em suas mãos a responsabilidade de formar as gerações mais jovens para viverem ? 

Quem é este indivíduo, na maior parte das vezes, mal preparado para exercer função tão relevante, humilhado e degradado muitas e muitas vezes pela múltiplas situações escolares desumanas e insolúveis,  sempre angustiado e atormetado, diante de uma infância e de uma juventude para quem seus valores já não significam tanto ou nada ?"

 
A falta de qualidade nos cursos de formação pedagógica, os baixso salários e as más condições de trabalho tornam-se um desafio praquele que escolheu (ou foi escolhido) para desempenhar o magistério. Até bem pouco tempo atrás a função do professor era meramente informativa. Nos dias atuais, ele se vê forçado a acompanhar os progressos incessantes e frequentes da ciência e da tecnologia. Os meios de comunicação ensinam mais e com rapidez, se tornando concorrentes desleais do "saber" do professor. 


"Eu não preciso de psicólogo, quem precisa de psicólogo são os pais e os alunos, eles sim, tem problemas. O professor esta bem, não sei porquê mandaram você aqui."  professora, em Ubatuba/SP


Para acompanhar este crescimento a escola precisa de pessoas que exerçam a ação pedagógica por vocação e escolha. Apenas estes professores podem promover a Escola a agente efetivo de mudanças sócio-culturais, se empenhando e acreditando na própria atualização e aperfeiçoamento, além de acreditar no seu principal cliente: o aluno. Mais do que isso: é preciso escolher ser pessoa e isto significa ser natural, espontâneo livre, acreditar nas possibilidades, não conformar-se com padrões de comportamento profissionais, auto valorizar-se e ser naturalmente receptivo aos seus próprios sentimentos e a suas inúmeras contradições. E isto tem tudo a ver a também buscar melhorias nas condições de trabalhos e questões saláriais, pois o primeiro, não impede o segundo, mas sim,  complementam-se.


O professor é uma pessoa, não a encarnação abstrata do qual o saber passa de geração a geração. Os próprios alunos apontam o professor mais influente, mais simpático e mais respeitável pelas suas qualidades humanas, aquele que é " firme e justo, de grande autoridade pessoal, além de confiante, amável, simples, alegre, compreensivo, divertido, amigo, sensível, vivaz e comunicativo." é podem ter certeza, este professor, também gostaria de ter espaço de trabalho mais amplo...


*  trechos retirados do livro: Psicologia Educacional de Marlene Rodrigues

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