22/03/2013

Criatividade e aprendizagem

"Quando eu posso criar alguma coisa, fazer ou pensar, discutir e criticar, sinto-me viva. Sim! É isso aí: sinto-me viva. Então fica fácil apreciar melhor o professor, os colegas, a escola, o conhecimento em geral."
Regina, 16 anos

"Misterioso e naturalmente transformador, o espírito criativo tem suas raízes imersar no fundo do inconsciente e se processualiza no exterior, independentemente de circunstâncias favoráveis.
Do poder criador só há uma dupla certeza: a de que é ilimitado na Espécie Humana e a de que, apesar dos mecanismos sociais que intentam a conformização das pessoas, ainda assim o espírito criador persiste vitorioso. Como tudo o que é humano, a criatividade também é um processo. Ela existe potencialmente em todos aspessoas e para se desenvolver, não prescinde do meio ambiente, muito embora possa sobrepor-se a qualquer contexto, seja ele estimulando ou empobrecedor."

" A criatividade é uma qualidade da vida; uma capacidade humana especial de ver, sentir, ouvir e perceber o que os outros não são capazes de fazer. Criatividade ocnsiste em ir além daquilo que, no momento, parecemos conhecer ou sentir."*

A criatividade acontece de forma diferente para cada um e deve-se respeitar o processo criativo da criança, mesmo que o resultado não seja o esperado ou desejado por pais ou professores. Em rabiscos e desenhos com formas pouco definidas existem uma infinidade de simbologias e interpretações, que mesmo numa análise profunda é dificil atingir toda a amplitude deste universo imaginativo.

Em casa estímule seu filho a desenhar, recortar e pintar. Deixe em fácil acesso para a criança uma caixa com papéis diversos, lápis coloridos, pincéis. Pinte junto com ele e não se preocupe com combinação de cores, formas, contornos claros e bem definidos. No final, pais e filhos juntos limpam e organizam o material pra próxima sessão criativa.  Guarde ou enquadre estas produções infantis, mostrando a valorização e aceitação "daquilo que a criança produz". Na escola, pode-se valorizar que a criança ( ou jovem, pois não há idade para o processo criativo acontecer) crie desenhos e painéis, produções teatrais ou musicais de todos os temas escolares: português, matemática, ciências! Bons resultados serão alcançados, com certeza!
  

Nenhum comentário: